18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

por bruna — publicado 18/05/2021 11h45, última modificação 18/05/2021 11h45

O dia 18 de maio é o dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Um dia para a conscientização da sociedade e autoridades sobre a gravidade da violência sexual de menores.

A data não foi escolhida aleatoriamente. Ela dá visibilidade a um crime bárbaro que chocou o Brasil, em 1973, quando a menina Araceli Cabrera Sanches, de apenas oito anos de idade, no Espírito Santo foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O crime ficou impune.

Desta forma, a Câmara Municipal de Alcinópolis, por entender que estar atento e manter os cuidados com crianças e adolescentes é um dever de todos, inclusive, cabe ao adulto o papel de orientação pedagógica e acolhida, levanta essa bandeira e apóia a Campanha em todo território nacional.

O símbolo da Campanha é a flor, representando toda a fragilidade de uma criança e remetendo os primeiros desenhos feitos por elas.  O desenho também teve como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade com a causa. Porém, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o símbolo da causa.

Ao tomar conhecimento de abuso e violência contra criança e adolescente, é importante denunciar através do “Disque 100”.