Imagem antropomórfica “Deusa Mãe” é inaugurada em solenidade comemorativa aos 27 anos de Alcinópolis

por bruna — publicado 23/04/2019 12h12, última modificação 23/04/2019 12h12

Sabemos que Alcinópolis, hoje, é considerada a Capital da Arte Rupestre em Mato Grosso do Sul. Isso se deve ao fato de possuir em seu território inúmeras grutas e sítios arqueológicos, correspondendo a 1/3 da arqueologia do nosso estado. Assim, no dia 22 de abril, o legislativo municipal reuniu-se na Câmara Municipal de Alcinópolis, juntamente com a comunidade para a inauguração da escultura que representa a imagem da “Deusa Mãe”, confeccionada pelo artista plástico João Xavier.

Para representar a arqueologia em nosso município a “Deusa Mãe” foi escolhida, uma imagem antropomórfica, através da Lei nº 430/18, indicada pelo vereador Marcão (MDB), e sancionada pelo prefeito Dalmy Crisóstomo da Silva.

A escultura foi desenvolvida no material resina antichamas, tecido holp, gramatura 330, tela, tintas e placas de ferro, com grande resistência. “Esta é mais que uma escultura é a identidade da nossa cidade. A Deusa Mãe é tão simbólica que fizemos questão de inaugurar este painel no aniversário da cidade”, explica o presidente da Câmara Municipal de Alcinópolis, vereador Marcão, e autor da indicação da Lei que torna a “Deusa Mãe” um símbolo arqueológico municipal. “É motivo de muito orgulho ver este sonho se tornar realidade, e saber que nosso legislativo tem se tornado protagonista no processo de incentivo e reconhecimento desta imagem, possibilitando o de tantas outras também existentes em nosso município”, conclui o presidente.

A imagem localiza-se no sitio arqueológico “Pata da Onça”, e o painel ilustra a figura feminina expressando um olhar mitológico sobre a fertilidade. Ainda durante a solenidade, o presidente da Câmara Municipal entregou a algumas autoridades uma réplica em miniatura da placa original em homenagem aos 27 anos de Alcinópolis.

Participaram desta solenidade, os Diretores do Museu de Arqueologia – MuArq, Profª Drª Emilia Mariko Kashimoto, e o Prof. Dr. Gilson Rodolfo Martins; o artista Plásico, João Xavier; o Secretário de Obras, Viação e Serviços Públicos, Thiago Carneiro , representando o prefeito Dalmy Crisóstomo da Silva; a secretária municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Turismo, Bruna Barbosa; o vice-presidente da Câmara Municipal de Alcinópolis, vereador Valdeci Passarinho (PSDB); a 1ª Secretária da Câmara Municipal de Alcinópolis, vereadora Cintia Lima (DEM); o 2º secretário da Câmara Municipal de Alcinópolis, Valter Roniz (PSDB); o vereador Alcir do Escritório (MDB); o vereador Ângelo do Nicola (DEM); o vereador Ênio Queiroz (SD); o vereador Nivaldo Nunes (PR); e o vereador Weliton Guimarães (PSB).

Prestigiaram o evento os secretários municipais, de Planejamento, Administração e Finanças, Laeryck Rodrigues; de Educação, Cultura e Desporto, Marcia Izabel; e a supervisora de Ações Sociais, Dalma Crisóstomo da Silva.

Marcaram presença o secretário municipal de Turismo de Costa Rica, Keyler Simey Garcia Barbosa; a Diretora Regional do IMASUL, Martha Gilka Gutierrez Carrijo; Prefeito de Coxim – MS, Aluizio São José; o Pastor Jânio de Jesus, da Assembleia de Deus – Belém Missões; as Polícias Militar e Civil; o jornalista Adejair, do Correio News; o site MS Todo Dia, Renan e a fotógrafa Flúvia.

Câmara Municipal de Alcinópolis