Janeiro Roxo é outra campanha que ganha os holofotes do Poder Legislativo em Alcinópolis

por Bruna Souza publicado 27/01/2023 11h22, última modificação 27/01/2023 11h22

Em janeiro, a secretaria municipal de Saúde trabalha outra campanha que oferece qualidade de vida ao cidadão e está desenvolvendo ações que visam a conscientização sobre os cuidados e a prevenção da hanseníase, reforçando a necessidade de atenção, mobilização e combate à doença. Para isso, até o dia 31 de janeiro serão realizadas palestras informativas sobre a Hanseníase e a Tuberculose, para lembrar a população da importância do diagnóstico precoce e do tratamento que é ofertado, além da luta contra o preconceito.

A hanseníase é uma doença infecciosa que existe desde os tempos remotos, sendo mencionada, inclusive, em histórias bíblicas – com o nome de lepra, e apesar de antiga a doença é transmitida até os dias de hoje.

A Campanha Janeiro Roxo foi promovida nacionalmente em 2016, quando foi instituída pelo Ministério da Saúde, e busca objetivos de conscientização da população. Como os sintomas costumam demorar de dois a cinco anos para surgirem após o contágio, separamos para vocês os principais sinais e sintomas da hanseníase. No surgimento de qualquer um deles, um médico deve ser consultado.