Tudo Azul: legislativo municipal abraça Campanha Novembro Azul

por bruna — publicado 03/11/2020 12h57, última modificação 03/11/2020 12h57

Depois das mulheres no Outubro Rosa, agora é a vez dos homens serem lembrados no Novembro Azul. E a Câmara Municipal de Alcinópolis apoia a campanha e abraça a importância de conscientizar os homens quanto sua saúde. Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul é um movimento internacional que acontece durante todo o mês para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, filho ou irmão.

Novembro foi escolhido como mês oficial da campanha porque dia 17/11 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Já o Azul veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença.

Originalmente, a campanha teve início em 2003, na Austrália, quando alguns amigos tiveram a ideia de deixar o bigode – que na época estava fora de moda – crescer com o objetivo de chamar a atenção para a saúde masculina. No começo, era um grupo de aproximadamente 30 homens. Conforme os anos foram passando, a campanha conquistou cada vez mais adeptos, até tornar-se mundial. Hoje, ela é feita em mais de 20 países, incluindo o Brasil.

Assim, sabendo de sua importância, a Câmara Municipal de Alcinópolis levanta essa bandeira e abraça o movimento azul, crescente a cada ano, em todo o Brasil.