Vereadora de Alcinópolis representa legislativo em capacitação para enfrentamento à violência contra mulher

por bruna — publicado 03/05/2019 12h03, última modificação 03/05/2019 12h03

No dia 02 de maio, a vereadora Cintia Lima (DEM) marcou presença no curso para “Capacitação e Fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher”, facilitado pela juíza Tatiana Dias de Oliveira Said, titular da Vara Criminal de Coxim, e realizado pela Coordenadoria da Mulher e pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul – Comarca de Coxim.

Direcionado a profissionais que compõem a rede municipal de atendimento às mulheres dos municípios de Coxim e Alcinópolis, os participantes trataram das especificidades da violência doméstica e familiar contra a mulher e o fortalecimento das redes de enfrentamento e atendimento dos municípios de Coxim e Alcinópolis. Foi trabalhado, ainda, a abordagem dos aspectos jurídicos e psicossociais da violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como, apresentada as características do trabalho em Rede, suas possibilidades e desafios.

“A capacitação e o fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher foi um chamado para a responsabilidade que todos temos no processo. Precisamos fortalecer a integração dessa rede, interligar de forma dinâmica os setores da educação, saúde, assistência entre outros com a sociedade, atingindo todos que atendam, de alguma forma, mulheres, e que estejam preparados para visualizar sinais de violência e passar para a rede, para que ela possa tomar medidas efetivas na proteção da integridade física e moral dessa mulher”, explicou a vereadora Cintia. “Há muito o que ser feito, demos o primeiro passo esperançosos de efetivar de forma eficaz essa rede em nosso município e amparar nossas mulheres”, concluiu a vereadora.

Além da vereadora representando o legislativo municipal, estiveram presentes a Coordenadora do CRAS, Eucione; a Coordenadora do CACA, Nilma; as psicólogas do município Flávia Thaís Cunha e Luana Cardoso; a secretaria municipal de Saúde, Célia Regina; a representante da APAE, Clelia; a representante do CREAS, Irani; e os profissionais autônomos da beleza que atuam em Alcinópolis.

Câmara Municipal de Alcinópolis

Assessoria de Comunicação | Jornalista Bruna Souza