Vereadores participam de audiência pública e discutem aumento nas contas de energia

por bruna — publicado 21/02/2019 10h15, última modificação 21/02/2019 10h28

Deputados e vereadores de 54 municípios sul-mato-grossenses reuniram-se na última quarta (20) em uma audiência pública na Câmara Municipal de Campo Grande, para discutir o aumento nas contas de energia de todo o estado.

Os vereadores de Alcinópolis, a saber, Marcão (MDB), Valdeci Passarinho (PSDB), Valter Roniz (PSDB), Alcir do Escritório (MDB), Ângelo do Nicola (DEM), Cintia Lima (DEM) e Weliton Guimarães (PSB) participaram desta audiência, levando aos representantes da Energisa todos os questionamentos e reclamações da população.

Esta audiência foi convocada no dia 25 de janeiro, devido às inúmeras reclamações da população após receberem suas contas de energia em janeiro com valores superiores ao de costume, muitas contas chegaram a superar um aumento de 100% no valor mensal.

Dentre muitas outras informações repassadas em audiência, o diretor técnico comercial da Energisa, Paulo Roberto dos Santos, afirmou que o que houve foi aumento no consumo de energia. Explicou, ainda, que na conta de energia apenas 20% é de responsabilidade da distribuidora. “O restante são impostos e encargos a própria conta de energia”, explicou.

Após as reclamações da população junto ao PROCON-MS em que denunciaram o aumento abusivo nas contas de energia, assinando manifesto pedindo inspeção na Energisa, a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, virá a Mato Grosso do Sul apurar o valor das contas de energia. Esta informação foi confirmada pelo superintendente do PROCON-MS, Marcelo Salomão, ainda sem a confirmação da data de chegada da ANEEL.

Além dos vereadores e deputados, estiveram presentes também, o Ministério Público Estadual (MP-MS), a Defensoria Pública Estadual, representantes da Superintendência Estadual para Orientação e Defesa do Consumidor – PROCON-MS, e representantes da Energisa.

Foto: Vereadora Cintia Lima

Fonte: Site MidiaMax e site Correio do Estado