Vereadores prestigiam evento que comemora o Dia do Pioneiro e inaugura a Casa da Memória em Alcinópolis

por bruna — publicado 25/04/2019 08h57, última modificação 25/04/2019 08h57

Em comemoração aos 27 anos de Alcinópolis, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, realizou na noite desta terça-feira (23) o Dia do Pioneiro. O evento aconteceu na Casa da Memória, Sebastião Nairo Barcelos, que na oportunidade foi oficialmente inaugurada.

A data fui instituída pela Lei Nº 423/2017, de autoria do vereador Marcão. “Fico muito feliz ao ver que o executivo municipal reconhece o trabalho das primeiras pessoas que residiram aqui, abrindo caminhos para a construção do município”, explica o presidente da Câmara Municipal de Alcinópolis, vereador Marcão, e também autor da indicação que originou a Lei. “Agradeço à Secretaria de Educação que não mediu esforços para dar continuidade a este projeto. Reconhecer e valorizar nossos pioneiros é também enobrecer o que já foi conquistado”, finaliza o presidente.

Além de uma exposição fotográfica sobre as famílias de Alcinópolis e diversas peças antigas que contam a história do município, este ano o evento homenageou uma mulher em especial: Antônia Tomé da Silva, 88 anos. Nordestina, lavadeira, mulher forte e guerreira, que veio para Alcinópolis na década de 70.

“Gostaria de aproveitar e pedir à população que ajude com nosso acervo. Se souber de pioneiros, ou tiver material que conte nossa história, entre em contato com a gente para que possamos incluir na Casa da Memória”, pediu o presidente.

Participaram do evento a secretária municipal de Desenvolvimento, Bruna Barbosa, a secretária municipal de Educação, Márcia Izabel de Souza, o secretário municipal de Planejamento, Administração e Finanças, Laeryk Rodrigues, e o secretário municipal de Obras, Thiago Carneiro. Além da 1ª secretária da Câmara Municipal, Cintia Lima e os vereadores Alcir do escritório e Nivaldo Nunes.

Fonte: Jornalista Nathalia Barbosa | ASSECOM - Prefeitura de Alcinópolis

Adaptação: Jornalista Bruna Souza