Vereadores prestigiam lançamento do PDE

por bruna — publicado 21/03/2019 11h39, última modificação 21/03/2019 11h39

No último dia 19 de março, o plenário da Câmara Municipal de Alcinópolis foi palco do lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE), no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, pelo SEBRAE/MS e Prefeitura de Alcinópolis, que visa celebrar o segmento do turismo, potencial escolhido pela cidade, com a meta de acelerar o desenvolvimento local.

O programa Cidade Empreendedora está dividido em oito abordagens que visam acelerar o desenvolvimento dos municípios: Mapear oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

O Diretor de Operações do SEBRAE/MS, Tito Estanqueiro, falou da percepção das oportunidades que estão dentro do município e destacou que gestores públicos, a comunidade e os demais municípios da região devem pensar juntos, o que significa articular o território e canalizar recursos, construir uma infraestrutura e mobilizar o público para gerar renda e desenvolvimento para toda a região.

Para o presidente da Câmara Municipal de Alcinópolis, vereador Marcão, este é um momento de parabenizar o poder executivo pela iniciativa. “O lançamento deste Plano demonstra a preocupação do executivo municipal em acelerar o desenvolvimento local, e acredito que a soma de esforços e que garantirá o êxito”, afirma Marcão.

Prestigiaram o evento os vereadores Ângelo do Nicola (DEM) e Weliton Guimarães (PSB); secretários municipais; o comandante da Polícia Militar de Alcinópolis, 3º Sgt Melo; a comunidade local; a imprensa local.

Como chegamos no plano?

Durante o evento, a Secretária Municipal de Desenvolvimento, Bruna Barbosa, explicou em uma apresentação as etapas realizadas até chegar ao Plano de Desenvolvimento Econômico, que é um conjunto de ações construídas com a comunidade para acelerar o desenvolvimento econômico da cidade.

A partir do levantamento de dados do perfil do município, pesquisa de expectativas e consumo, análise das condições geográficas, identificação das âncoras econômicas elabora-se o documento Mapa de oportunidades para a escolha do segmento prioritário, no caso de Alcinópolis elegido o turismo.

O Plano de Desenvolvimento Econômico consolidado pelo tripé da sustentabilidade apontadas durante todo o processo com o objetivo de fortalecer os potenciais da cidade, tendo definido 15 ações e 100 tarefas, dentro da sustentabilidade nos âmbitos Econômico, Social e Ambiental, com propostas para atender a produção e a qualificação da população.

Dentre as ações do bloco econômico, destaca-se a organização e estruturação dos atrativos turísticos e a criação de identidade gastronômica para promover novos negócios no segmento, enquanto no bloco social podemos evidenciar o incentivo da participação das famílias no turismo de base comunitária; e conectar grupos e trabalhos da melhor idade com o turismo local. Por último, no bloco ambiental o município deve elaborar e implantar projeto de áreas verdes, além de melhorar o programa de coleta seletiva, entre outros. Confira as ações priorizadas no Plano de Desenvolvimento aqui.

Fonte: Nayara Tiago, com acréscimo de Nathalia Barbosa.

Foto: Jornalista Nathália Barbosa

Câmara Municipal de Alcinópolis