Agosto Lilás: Legislativo levanta a bandeira e apoia o movimento contra a violência doméstica

por bruna — publicado 06/08/2021 12h17, última modificação 06/08/2021 12h17

Agosto começou e trouxe consigo uma campanha especial: o Agosto Lilás, que tem como objetivo o combate à violência doméstica e familiar contra mulheres. Durante todo o mês, a Câmara Municipal de Alcinópolis levantará a bandeira lilás a fim de oferecer ajuda e acolher mulheres que encontram-se nessa situação.

Com a pandemia e a orientação pelo isolamento domiciliar devemos entender que o número de mulheres vítimas de violência doméstica ou feminicídio vem crescendo expressivamente em todo o território nacional. E muitas delas submetem-se a isso por medo, vergonha, falta de acolhimento, ou por estarem sob constante vigilância. As vítimas, geralmente, possuem muita dificuldade para prestar queixas de abuso contra seus agressores e ficaram mais vulneráveis. E é isso que o Legislativo propõe: o acolhimento dessas mulheres para que possam ter coragem para se libertar desse tipo de violência.

Em Mato Grosso do Sul, a Campanha “Agosto Lilás” está sendo trabalhada das mais diversas formas, com o objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência e os mecanismos de denúncias existentes.

Além disso, ainda há a Campanha Nacional “Sinal vermelho contra a violência doméstica”, que procura popularizar uma ação simples que consiste em incentivar as vítimas a mostrar um X vermelho na palma da mão para que qualquer pessoa entenda que se trata de uma denúncia e em seguida acione a polícia, encaminhando a vítima para o acolhimento.