Janeiro Branco: Legislativo apoia Campanha que promove mentes mais saudáveis

por Bruna Souza publicado 27/01/2023 11h15, última modificação 27/01/2023 11h15

Janeiro Branco... porque quando as coisas não andam bem na sua mente, elas não andam bem em lugar nenhum. É em Janeiro que, de forma simbólica, estabelecemos algumas metas pessoais. Decidimos, em janeiro, que temos folhas em branco para preenchermos da melhor forma: estabelecemos metas, decidimos realizar sonhos, nos empenhamos para termos uma vida mais saudável fisicamente, entre outros aspectos.

Mas, é raro incluirmos a estas mesmas metas nossa saúde mental. Foi diante disso, e das estatísticas que insistiam em mostrar uma sociedade que adoecia mentalmente ano após ano, que um grupo de psiquiatras e psicólogos brasileiros se uniram em favor da temática.

A campanha foi criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, em um momento em que o Brasil apresentava altos índices de transtornos de ansiedade entre a população. A motivação do Janeiro Branco é a máxima de que o adoecimento mental impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas, afetando o corpo e a vida em sociedade.

Ao ser criada, a campanha logo ganhou apoio da comunidade, como um todo. Nós, da Câmara Municipal de Alcinópolis apoiamos e incentivamos as ações desenvolvidas aqui, por entendermos que qualidade de vida também é cuidar da mente.
Para isso, a Secretaria de Saúde dispõe de ações que visam oferecer saúde mental para sua gente, além de uma equipe capacitada e preparada para atender às demandas.

Para ajudar, vamos deixar aqui, alguns passos de atitudes simples que podem contribuir para uma saúde mental mais saudável, lembrando que essas atitudes não substituem a ajuda profissional.