Vereadoras prestigiam inauguração do busto do sr. Joaquim Pereira França

por bruna — publicado 18/01/2022 11h58, última modificação 18/01/2022 11h58

No dia 18 de janeiro, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Isabel do Zezinho (MDB), acompanhada da vereadora Onilza Matias (PL), participaram da inauguração do terceiro busto, desta vez do sr. Joaquim Pereira França, instalado em frente ao estádio municipal que leva seu nome em homenagem à sua história e ao seu legado no município.

Esta é uma iniciativa do Poder Executivo Municipal e, ao todo, serão quatro bustos homenageando quatro pioneiros de Alcinópolis, todos eles fabricados pelo artista plástico João Orcidney Xavier.

“Reconhecer o legado daqueles que fizeram a diferença na história de Alcinópolis, é honrar a nossa própria história. Esta é uma forma de agradecer tudo o que o sr. Joaquim fez por Alcinópolis”, comenta a presidente da Câmara. “Em nome da Câmara, parabenizo ao prefeito Dalmy e todo o Poder Executivo por esta iniciativa, e reitero a parceria e união entre o Legislativo e o Executivo”, finaliza a presidente.

Participaram da inauguração o prefeito Dalmy Crisóstomo, o secretário de obras, Fernando Nicoletti; e o artista plástico João Orcidney. Além da família do sr. Joaquim, ainda estiveram presentes os secretários municipais: de saúde, João Neto; de Finanças, Célia Furtado; de Educação, Carina Marques; e de Desenvolvimento, Bruna Barbosa.

Um pouco da história do sr. Joaquim Pereira França

O sr. Joaquim Pereira França nasceu em 24 de junho de 1898, em Minas Gerais e veio para a região de Campo Grande com seus pais quando ainda era criança. Casou-se em 1920 com Laura Francisca Gonçalves, com quem teve 13 filhos: Manoel Pereira França, Florisbina Gonçalves de Morais (in memorian), Elias Gonçalves França (in memorian), Eduardo Gonçalves França (in memorian), Ana Gonçalves França, Antônio Gonçalves França e Sebastião Gonçalves França (Gêmeos – in memorian), Julia Gonçalves França (in memorian), Otilia Gonçalves França (in memorian), Herondina França Guimarães, Julio Gonçalves França (in memorian), Alvino Gonçalves França e Faustino Gonçalves França (in memorian).

Em 1948, mudou-se com sua família para a região da Herculania, onde cultivava grãos e criava bovinos e suínos. Também produzia açúcar, rapaduras e toda a produção era levada para ser vendida em Campo Grande. Naquela época o transporte era feito com carros de bois e as viagens levavam cerca de 30 dias. Na volta trazia sal e outros suprimentos.

Naquela época, Joaquim tinha a melhor junta de bois da região. Joaquim e Laura foram casados por quase 80 anos, até sua morte em janeiro de 1990, aos 92 anos. Seus filhos e seu legado permanecem.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Alcinópolis